Encontro reúne jovens e assessores de todo o país.
Foram nas quentes e acolhedoras terras de Imperatriz no estado do Maranhão, que neste sábado, 7, se iniciou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) no Centro Diocesano Anajás. Estão reunidos cerca de cem pessoas, entre jovens delegados, assessores (leigos, padres e religiosos) e bispos, vindos dos vários Regionais da CNBB, foram chegando durante toda a semana. Muitos rostos, olhares, sentimentos, cheiros e gostos formam a diversidade que cá estão reunidas.
Elis Souza (Nordeste 3) e Claudinei Lima (Sul 2) deram início a abertura da Ampliada declamando um texto sobre a Missão e organização da Pastoral da Juventude no Brasil. Logo em seguida, Hildete Emanuele, Secretária Nacional da PJ, convidou cada um e cada uma da Coordenação Nacional da PJ e da Comissão Nacional de Assessores e Assessoras da PJ chamando pela região geográfica de nosso país. Após esta apresentação foi a vez da acolhida e apresentação dos delegados e delegadas e convidados.
A acolhida inicial foi feita por dom Gilberto, destacando a alegria de receber a juventude do Brasil na diocese de Imperatriz. Ao se dirigir aos jovens da Ampliada, Hildete afirma que “Vocês fazem parte da história da PJ... aproveitem, rezem e sintam cada sinal dessa Ampliada. Deus se manifesta em cada sinal simples. Percebam os sinais de Deus para Pastoral. Acolhamos esses sinais.” A assessora Raquel Pulita reforçou que não deixemos de nos inspirar na Mãe Aparecida, “Sejamos discípulos missionários.” Para Dom Eduardo “é uma providência divina a Ampliada Nacional da PJ acontecer entre duas grandes festas da Igreja, que é a Epifania e o Batismo do Senhor.” E fechando a rodada de falas Dom Vilson com carinho de Pai e Pastor nos relembrou que “a Conferência Episcopal de Puebla foi a semente que fez desabrochar o trabalho com juventude na Igreja do Brasil”. Em seu testemunho ele falou que “Nesses 31 anos a PJ foi um escola para a juventude... depois deste tempo todo, a paixão pela juventude continua mais forte...” ao finalizar enfatizou que é necessário “procurar decisões simples, concretas e possíveis para a juventude desse Brasil”.
Após a mesa de abertura, foi apresentado um vídeo com mensagens de jovens brasileiros, de outros países, assessores e tantos outros que amam e trilharam ou já trilharam seus caminhos na Pastoral da Juventude desse país. Foi um momento de grande alegria e memória da caminhada da PJ no Brasil.
O primeiro dia encerrou-se com a Celebração da Eucaristia de abertura na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, animada pelos jovens da Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz e presidida por dom Gilberto que durante a homilia, pediu aos participantes que não esquecessem da realidade da juventude dos grupos de base das comunidades eclesiais, pois é a ela a razão de ser e fazer pastoral.
Fique ligado na TV PJ
Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ.
15h – Análise da conjuntura – Solange Rodrigues e Felipe Freitas
15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ
18h – Testemunho da secretaria nacional
9h – Ofício Divino da Juventude
10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres
10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda
12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa
Ampliada Nacional
A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.
Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.
Autor/Fonte: Teias da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário