a)Fazer memória: “Um povo sem história, é um povo sem memória”. (Ernesto Che Guevara). A Missão buscou fazer um resgate histórico das missões. Fez com que voltássemos ao tempo para nos emocionar, enfurecer, chorar, sorrir, com tudo o que foi apreendido, perdido, enfim vivido durante as edições da MJ. Além de conhecermos a história da cidade de Itatiba, que nos acolheu durante esta semana.
b) A essência cristã: “Na PJ eu vou ser missão!” (Dom Pedro Casaldáliga). Neste dia, o Bispo Diocesano D. José Maria Pinheiro esteve conosco e nos falou histórias sobre sua vida missionária no Amazonas.
c) O martírio: “Irmã Dorothy não será enterrada. Irmã Dorothy será plantada para que sua luta dê muitos frutos” (Dom Erwin Krautler). Fizemos um levantamento histórico e tomamos conhecimento dos inúmeros mártires existentes em nosso continente latino-americano, isto nos impulsionou a cada vez mais comprometermo-nos integralmente pela vida, por meio da justiça.
d) O Espírito: “Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito”(Gl 5, 25). Fomos convidados a descobrir que a missão só é possível de ser realizada se animada pelo Espírito que é a liberdade que nos faz agir através do amor que se expressa como partilha, solidariedade, gesto concreto de doação para com o próximo, sobretudo com os mais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário